22.10.23
O quadro mais famoso do mundo, por ser interessante e nem todos possam ter conhecimento, resolvi postar este "texto", em nome da Arte Nobre da Pintura !!
Mona Lisa ou La Gioconda
Maroussia
Obra original no Museu do Louvre - Paris (França) !
A Mona Lisa de Leonardo da Vinci é a obra de arte mais conhecida do mundo. Ao contrário de muitas obras de arte da época, a Mona Lisa não foi pintada em tela, mas sim num painel de madeira de álamo, durante longos anos.
O grande roubo de Mona Lisa
Durante séculos, a Mona Lisa ficou exposta no Louvre, geralmente despercebida, mas em 21 de agosto de 1911 foi roubada da parede do museu em um assalto que abalou o mundo da arte.
La Gioconda, como é conhecido... independentemente da sua beleza ou do fato de ter sido pintado por Leonardo da Vinci, este quadro chegou à fama definitiva e sem igual desde 1911, quando o roubam do Louvre.
O ladrão é um homem simples, pouco brilhante. Um carpinteiro que trabalhou no museu, chamado Vincenzo Peruggia. Ele instalou a porta de vidro que protege a obra-prima, tem o uniforme dos funcionários do museu e sabe como é fixada a pintura na moldura.
Numa segunda-feira, quando o Louvre está fechado ao público, ele entra como parte do pessoal. Desaparafusa a moldura, esconde La Gioconda (que está pintada em uma tábua de álamo) cobrindo-a com seu uniforme, e sai andando normalmente com ela debaixo do braço.
Só no dia seguinte, quando o museu for reaberto para o público, eles notam o desaparecimento da obra. E diante do escândalo, fecham o museu por uma semana.
O engraçado é que ao reabrir, o museu tem um recorde histórico de venda de ingressos. Meio inusitado, ainda mais quando as pessoas pagam o ingresso não pra ver um quadro mas um lugar vazio na parede.
É um caso de ressonância mundial. Uma grande quantidade de recursos e hipóteses para tentar encontrar o quadro, que na verdade está sempre a poucos quarteirões do Louvre, sobre uma mesinha, no humilde quarto de hotel onde vive Peruggia. Ele não sabe bem o que fazer com a peça.
Diz-se que o autor intelectual, que incentivou Peruggia a realizar o roubo, é um tal Valfierno, um vigarista, que não quer o original de Da Vinci mas a notícia do roubo para enganar milionários com reproduções. O mito é que ele encomenda seis cópias e vende-as.
Depois de mais de dois anos, Peruggia vê um anúncio no jornal onde um antiquário Florentino propõe comprar objetos de arte a bom preço. Ele oferece-lhe inocentemente a própria Mona Lisa e assim é apanhado.
Toda a história é tão absurda, que o grande público que a segue mais do que condenar Peruggia acaba por se afeiçoar a ele. É considerado uma espécie de romântico encantador. Na verdade, ele só passa na prisão por alguns meses.
O roubo fez com que não só se falasse em toda a parte de La Gioconda, mas que sua imagem seja reproduzida milhões de vezes em jornais, noticiários cinematográficos, postais, posters e caixas de produtos de consumo em massa.
A Gioconda passou de um dos quadros mais representativos do Renascimento para um verdadeiro fenómeno, um ícone da cultura maciça. Ter a fama de uma verdadeira celebridade pop décadas antes da cultura pop.
Fonte: Internet Google
Fonte: Internet Google
(c) M. Cabral in (Apontamentos de Cultura)