29.11.23
Olhando a Vida, analiticamente... ou uma consulta de auto psico-terapia...!!
Maroussia
Ao fim de umas horas de reflexão, cheguei à triste conclusão, que o sentido da Vida, não faz sentido algum.
Nascemos para morrer, logo aqui já é algo desanimador.
Crescemos rápido demais para os mais sortudos, os outros se não "ficam" pelo caminho, fazem esse percurso aos "trambolhões".
Estudamos, uns o suficiente, outros nem por isso, para podermos arranjar um emprego... ou não !
Trabalhamos (os que o fazem) porque temos de nos alimentar, vestir, pagar todas as despesas necessárias para sobreviver, onde se incluem os impostos sobre tudo e todos. Assim alimentamos ao mesmo tempo, a corrupção necessária aos pobres políticos - pobres de espírito, porque de "esperteza" são riquíssimos -.
Passando à parte prática:
Casamento ou "ajuntamento" = Nos dias de hoje é um facto provado: São duas pessoas que sozinhas não suportam as despesas de uma casa !!
A Paixão, dura 6 meses e com um pouco de esforço 1 ano. Depois ou se troca de par, e se recomeça tudo novamente para depois passado um tempo se ir cair no mesmo... senão entra-se na rotina da amizade, interesses pessoais, etc. etc. etc.
Atração sexual - é o mesmo que o "cio" nos animais, só que nos Humanos têm este nome mais cativante e "pomposo". Nem são necessários compromissos, apenas... cuidados e muitos.
Filhos, uma grande parte vêm por "descuido", felizmente que (quero crer que possa ser a maioria) ainda vêm por amor, afinal são sangue do nosso sangue, carne da nossa carne mas... dão-nos dores de cabeça, à medida que vão dando mais trabalho, noites sem dormir, porque são pequeninos, despesas com os estudos, mais noites sem dormir porque são adolescentes, enfim tudo o que já fizemos também, embora numa dimensão mais cooperante, mas são o que mais amamos e o que dá valor à Vida.
Já bem "grandinhos, e nós ficando mais "entradotes", gostaríamos de os ver "arrumados" mas, lá está o busílis... o problema de não poderem comprar ou arrendar um sítio para morarem. E assim a casa dos pais dá para ficarem até depois dos 30 e vão "namorando".
Entretanto, a nossa vida vai passando e aqueles mais "resistentes", ainda esperam um dia ter uma vida "social" mas... depois, perdemos-nos com os nossos netos, que são o bálsamo da Vida, e passamos a Viver para eles e por eles.
E o tempo vai passando, muitas vezes com percalços pelo caminho, falhas na saúde, perdas e tudo o mais que esta "passagem" nos vai ofertando.
A tal vida social, passa pela internet, tvs e umas caminhadas, algumas já com "bengalas e andarilhos" acessórios que não dão muito jeito.
Nas tvs, ouvimos as notícias e só não morremos de susto e enojados, porque o nosso coração ainda se aguenta a "bombar"
Senão vejamos: Guerras, aqui, ali e em tudo o que é Mundo, quem não está no fogo, também se queima... que é o nosso caso.
Para ver tv mais alargada, temos os servidores que levam balurdios pelos serviços e as estações privadas que até agora, podiam ser vistas "quase" gratuitamente" estão uma porcaria e se queremos melhor temos podemos sempre recorrer (pagando extra) às "famigeradas" Optos" e afins.
Senão, quem gosta de novelas, (por exemplo) leva com 5 (entre antigas e modernas) à tarde e à noite, que até nos "baralham" as ideias, porque passam de para outra, sem damos por isso, com mais tempo entre o antes e o depois, de cada uma, do que o episódio diário... com os realty shows é o mesmo.
Até a RTP que é do Estado e devia ser isenta, já está a ir pelo mesmo caminho.
Ainda temos a Internet... falamos com a familia, reencontramos amigos, etc.
Já o disse e volto a faze-lo. Gostaria muito de Viver no "Facebook", porque é onde eu vejo pessoas "felizes". Têm centenas e até milhares de amigos. Brutais fotografias de Férias pelo Mundo. O mesmo de Restaurantes, Spa´s e tudo o que de melhor se pode ter.
Os likes alimentam o ego de uma grande parte das pessoas, mas (quem sou eu para criticar) não vejam isto como uma crítica, são tantas as "partilhas" de partilhas, (passe a redundância) que leio muito pouco, que tenha autoria própria.
Gosto dos Grupos de Arte, Decoração, Jardinagem e Musica... as minhas partilhas, baseiam-se no que acho (mera opinião pessoal) interessante ou então, o que eu escrevo e que passa do meu blog.
Amigos tenho (se tiver) meia dúzia. Não me interessam nrs. mas sim a qualidade.
De vez em quando faço "intervalos" de semanas e até meses, e penso que está para breve um desses intervalos, porque em franca realidade, começo a estar saturada, de escrever, e pouca paxorra para ler o que nada me acrescenta em ensinamentos e cultura, embora hajam sempre excepções.
E vou parar por aqui, porque as pessoas não merecem levar com as "rabujices" de uma "cota" chata (eu) claro, embora eu tenha a certeza que quase ninguém irá ler este (desabafo analítico)... mas acabei de ter aqui a minha consulta de psico-terapia. !!
Sejam felizes mas sobretudo... sejam BOAS PESSOAS.
É assim que eu quero ser lembrada, quando fizer a "passagem"... ""era uma boa pessoa"" nunca se sabendo o dia mas, que está "sempre" iminente !!
®M.Cabral_pt (in análise)